De olho na Engenharia

Conheça “a menor casa móvel do mundo”

Conheça “a menor casa móvel do mundo”

Youtuber montou pequena casa sobre chassi de picape da Honda

O conceito de “casas móveis” não é uma novidade, desde os trailers que vimos em filmes estadunidenses, até os carros adaptados para camping. Nesse ramo dos veículos para acampamento, a busca pelo menor veículo possível é algo que gera uma boa competição.

E, agora, parece que essa “corrida” tem um novo líder: o Youtuber Levi Kelly afirma ter criado a “menor casa móvel do mundo”. Ele documentou o processo de criação do projeto em seu canal na rede de vídeos do Google.

Segundo o portal New Atlasnão dá para ter certeza da reivindicação de “menor do mundo”, mas, com certeza, está entre elas. Muitas dessas casas móveis são construídas com base em caminhões pequenos, caminhonetes ou SUVs, e a criação de Levi não é diferente.

Construção da casa móvel

Esta é a invenção que alega deter o título de “a menor casa móvel do mundo” (Imagem: Reprodução/Levi Kelly)
  • O micro-trailer foi construído com base em uma picape Honda Acty 4×4 japonesa importada, de 1998, que foi tingida em verde-militar;
  • Tirando a mudança de cor e algumas rodas novas, o caminhão em si permaneceu praticamente inalterado;
  • A parte da casa, por outro lado, foi feita sob medida, com estrutura de madeira, isolamento de espuma e painéis externos, que servem de paredes;
  • O peso foi uma grande preocupação, considerando a capacidade de carga do caminhão, que é de 362 kg. Kelly não revela um número exato, mas diz que está, definitivamente, perto do limite.

Um painel solar montado no teto, acessado por uma escada presa à lateral, fornece energia. Mas não é só isso: uma bateria foi instalada no interior do veículo para deixar a casa móvel completamente abastecida de eletricidade.

Interior

Menor casa móvel do mundo tem sistema de água e luz integrado (Imagem: Reprodução/Levi Kelly)

O interior mede apenas 1,95 m², distribuído em um único espaço multifuncional. Apesar de apertado, o aproveitamento é otimizado. A cozinha inclui uma pia e uma torneira com bombeamento feito a partir de um galão, enquanto a água usada é coletada em uma garrafa posicionada ao lado.

Há também um pequeno armazém para itens do dia a dia. Uma chapa elétrica portátil pode ser usada para cozinhar e um fogareiro minúsculo é usado para queimar álcool, funcionando como sistema de aquecimento. Um ventilador também está instalado nas proximidades para garantir a ventilação.

Com informações de Olhar Digital.

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas.