De olho na Engenharia

Primeiro ônibus 100% elétrico de Floripa começa a rodar

Primeiro ônibus 100% elétrico de Floripa começa a rodar

Com capacidade para transportar até 76 passageiros, veículo vai operar em diferentes linhas na cidade em período de testes.

Os moradores de Florianópolis, ou Floripa, como é conhecida a capital de Santa Catarina, terão um novo modelo de ônibus circulando pelas ruas da capital. Depois de passar por um treinamento, os motoristas do Consórcio Fênix vão dirigir um ônibus elétrico por diversas linhas da cidade. O veículo começa a rodar a partir de quinta-feira, 24 de outubro, e a estação de carregamento ficará no Terminal Integrado do Centro (TICEN).

Foto: Leonardo Souza | PMF

“Esse é um ônibus teste, vamos preparar os motoristas e o sistema para receber essa nova tecnologia. Recebemos recentemente um aporte do PAC para adquirir ônibus elétricos e o processo está em aprovação na Câmara de Vereadores, mas sabemos que é uma tecnologia importante para o meio ambiente e modernização da frota”, explica o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne.

O ônibus que vai circular pelo município é o Azure A12 BR de 12 metros. O modelo é fabricado pela TEVX Higer, uma das maiores montadoras de ônibus elétricos do mundo. Com capacidade para transportar até 76 passageiros, o veículo possui uma bateria de 385 kWh que pode ser totalmente recarregada em até 3 horas. A autonomia média do veículo é de 300 quilômetros, podendo ser potencializada pelo sistema de freios regenerativos.

“Estamos animados em trazer nossa tecnologia para as ruas de Florianópolis, ajudando as cidades a avançarem com o conceito de cidade inteligente iniciando a partir do transporte 100% elétrico de maneira sustentável e mais eficiente. Queremos demonstrar que é possível oferecer um serviço de qualidade, confortável e que beneficie a saúde de todos”, afirma Carlos Eduardo Souza, o Cadu, CEO da TEVX Higer.

Atualmente, o modelo está em operação em outras cidades do país, como Cascavel (PR) e Belém (PA), além de passar por demonstrações em Campinas (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e São José dos Campos (SP). O veículo é construído em monobloco, um padrão de engenharia que proporciona maior rigidez estrutural, eficiência energética e redução de peso em comparação com veículos montados com chassi e carroceria.

Para maior conforto, os passageiros têm à disposição tomadas USB em todos os assentos, permitindo o carregamento de dispositivos eletrônicos tanto para quem está sentado quanto para os que viajam em pé. O ônibus ainda é equipado com Wi-Fi integrado e sistema de ar-condicionado ecológico com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV que garantem o conforto térmico.

A acessibilidade também é destaque do Azure A12 BR. O modelo conta com piso baixo total, sistema de ajoelhamento da suspensão, área para cadeira de rodas com assento dobrável e rampa de acesso que facilita o embarque e desembarque de passageiros. Com o objetivo de proporcionar melhor visibilidade e segurança em manobras, o veículo também é equipado com painel digital, retrovisores e câmeras externas.

“Além de menos poluentes, esses veículos são silenciosos e também vão economizar combustível. A longo prazo, com a ampliação da frota, irão diminuir o custo do sistema”, explica o prefeito Topázio Neto.

Para utilizar o ônibus, os usuários poderão usar os cartões convencionais, como de estudante, cidadão e cartão especial. Os valores também são iguais às tarifas da cidade. O uso do veículo será distribuído nas seguintes linhas, priorizadas de acordo com a demanda e outros critérios técnicos:

184 – UDESC via Beira Mar

188 – TICEN – UFSC

138 – Volta ao Morro Sul via Lauro Linhares

320 – TILAG -TICEN via Beira Mar

630 – Corredor Continente

Via: Ciclo Vivo / Foto: Leonardo Souza | PMF

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas. Tenho um talento natural para resolver problemas e uma curiosidade insaciável, e escrevo artigos que refletem minha paixão e conhecimento prático. Meu objetivo é inspirar outros a se interessarem pela engenharia e explorarem as inúmeras possibilidades que esta fascinante área oferece.