De olho na Engenharia

Indiano dedica vida a criar miniflorestas em jardins – e ensina técnica a interessados

Indiano dedica vida a criar miniflorestas em jardins – e ensina técnica a interessados

O engenheiro industrial Shurhendi Sharma trabalhou durante anos na fabricação de carros Toyota até aprender como fazer miniflorestas – graças a um investimento da empresa em se tornar carbono neutra. Depois de três anos, Sharma transformou seu jardim em uma verdadeira floresta e começou a reparar nos diversos benefícios que isso trouxe para ele e sua família: a qualidade do ar melhorou, atraiu mais pássaros, o clima ficou mais agradável e frutas estavam ao seu alcance.

Em janeiro de 2011, o então engenheiro de produção de carros largou tudo para fundar a Afforest, uma empresa dedicada à criação de miniflorestas de baixo custo e com alta escalabilidade. A missão é trazer de volta a mata nativa da região – para que muitos consigam experienciar o que conseguiu, com sua minifloresta no quintal. Hoje, com atuação em 10 países, mais de 40 cidades e 138 miniflorestas criadas, a empresa já contribuiu para o plantio de milhares de árvores nativas – e te ensina como aplicar a metodologia de baixo custo.

Sua técnica funciona em qualquer lugar, independente de qualidade do solo ou condições climáticas. Mais de três mil florestas foram criadas usando essa metodologia. Segundo Sharma, é possível ser 30 vezes mais denso se comparado a metodologia tradicional, o que possibilita absorver 30 vezes mais carbono. Demora apenas três anos para crescer completamente e, após esse período, não é preciso nenhum tipo de manutenção, como fertilização química, por exemplo. Neste documento você encontrará todas as informações necessárias para começar o quanto antes.

Assista, abaixo, ao TED de Sharma Video aqui:

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas. Tenho um talento natural para resolver problemas e uma curiosidade insaciável, e escrevo artigos que refletem minha paixão e conhecimento prático. Meu objetivo é inspirar outros a se interessarem pela engenharia e explorarem as inúmeras possibilidades que esta fascinante área oferece.