Estudante cria fusca movido à base de energia solar e eólica com sucata

por:
05/06/2022 as 08:49
De olho na Engenharia
Estudante cria fusca movido à base de energia solar e eólica com sucata

O estudante da Universidade Obagemi Awolowo, Segun Oyeyiola criou fusca movido à energia solar e eólica. Uma notável solução para o problema de emissões de CO².

Nos últimos tempos empresas e pessoas estão começando a olhar com mais seriedade para a questão de preservação ambiental do planeta.

Carros elétricos estão em alta e graças às novas tecnologias, hoje são produtos viáveis em nossa sociedade, ainda que com algumas limitações. O que deve ficar cada vez mais facilitada com os anos.

Cerca de 6 anos atrás veio á mídia esta incrível criação deste estudante Nigeriano. Confira!

Fusca movido à energia solar e eólica

Segun gastou cerca de US$6,000 (seis mil dólares), hoje aproximadamente R$33.000 (trinta e três mil reais), para transformar seu fusca de motor à combustão, para um carro amigo do meio ambiente.

Foram instalados no fusca um painel solar no teto e uma turbina eólica no motor, para fazer a movimentação do motor e o carro funcionar.

Na época, ele utilizou além de peças novas também peças reutilizadas do lixo e sucata, além de contar com a ajuda de amigos e familiares na para criar a adaptação para o veículo.

O único detalhe no carro, é a demora em carregar a bateria, que leva cerca de 5 horas para completar a carga.

Seu fusca é funcional, mas Segun Oyeyiola continuará trabalhando no veículo para melhorá-lo cada vez mais.

Seu projeto possuí uma espécie de GPS, que monitora a saúde do carro. Na parte mecânica, Segun instalou amortecedores mais robustos para suportar o aumento do peso total do carro.

Seu fusca funciona com correntes de ar, graças a sua turbina eólica. Que além de alimentar a bateria localizada na parte traseira do carro, faz com que seu fusca não fique dependente exclusivamente do sol.

Recentemente falamos da companhia Lightyear, com seu carro movido à energia solar. Oyeyiola saiu na frente, criando em 2014 o primeiro carro funcional movido à energia solar e eólica.

Créditos: Engenharia Hoje / Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet

  • Extremamente caro, quando se fala em economia, o investimento não compensa, à princípio!!

    • Imagina se as grandes iniciativas pensassem como você, que porcaria de mundo viveríamos…🤔

    • Bom mesmo é não pensar em nada e pagar a gasolina…a gente lê cada coisa inacreditável. NUNCA se desenvolveu NADA novo no mundo, que começasse mais barato que o existente.

      • O drama maior não é a forma rudimentar da criação, é a falta de apoio para o aprimoramento de niciativas que de fato viesse a ajudar a humanidade

      • Isso de energia solar leio na revista 4 rodas desde 90 ,mais o monopólio não deixa sair do papel.
        As montadoras já fizeram carros com energia solar em 1990 é mais infelizmente existe o mundo movido a dinheiro e altomovel é uma mina de dinheiro que nunca para de dar retorno aos governo e empresas

    • Achei caríssimo o investimento no invento, mas parabéns pela criatividade e por buscar novas alternativas! Foi assim que chegamos tão longe … com coisas incríveis, do telefone discado ao celular e o avião a primeira criação todos acharam incrível, e olha a potência dele… E viva nossos inventores engenheiros

  • Muito bom Parabéns

  • Show. Assim será nosso futuro

  • De quantos watts é o painel ?

  • De quantos amperes é a bateria 🔋

  • Qual a potência eolica

  • Qual autonomia da bateria

  • Maravilha engenharia solar,que Deus abençoe muito este engenheiro e seja próspero em sua criação,a natureza agradece.👏👏👏👏👏👏👏👏👏