Claraboia solar de dessalinização fornece iluminação gratuita e água potável

por:
18/11/2021 as 20:02
De olho na Engenharia
Claraboia solar de dessalinização fornece iluminação gratuita e água potável

Henry Glogau, um designer que mora na Nova Zelândia, criou a Solar Desalination Skylight, um dispositivo que utiliza água do mar para gerar luz ambiente natural, água potável e energia a partir do sal marinho restante.

A Solar Desalination Skylight de Glogau é finalista do concurso Lexus Design Award 2021, dedicado a capacitar pessoas a criar coisas boas para o futuro da humanidade e do planeta. O sucesso e a premiação de projetos é determinado por seu impacto positivo na sociedade.

A nova Skylight está em perfeito alinhamento com os princípios de design e engenharia do prêmio para um futuro melhor. Os serviços básicos para os moradores de favelas podem ser muito benéficos.

A dessalinização por energia solar funciona evaporando a água do mar usando a energia livre e abundante do sol. A água do mar é canalizada para a claraboia em forma de tigela durante o dia, onde a energia do sol é usada para iluminar as casas à noite e destilar a água salgada do mar em água potável.

O morador da casa pode extrair água potável de uma torneira na base da Skylight. Durante a noite, a sobra de sal gera uma carga elétrica que alimenta uma luz difusa.

O projeto de Glogau é uma solução prática e de baixo custo que aproveita os recursos abundantes para tratar de questões básicas que as pessoas enfrentam.

Fonte: Engenharia é

  • Parabéns pela matéria e esse projeto deve ser distribuído pra que todos possam utilizar e serem beneficiados e não explorados como hoje por essas estatais de energia.

  • Gostaria de fazer aqui na minha casa ?

  • Com certeza não vai virar benefício ao povo .. sabemos que o novo não vence as marcas e seus interesses de mercado.. as companhias elétricas e seus grandes magnatas vão comprar e enterrar o projeto.

  • Sempre bati nessa tecla
    Vivem dizendo que a água potável “vai acabar”. Em contra partida, o nível dos oceanos aumentando, com o degelo. Era óbvia essa solução. Ainda bem que resolveram criar esse sistema

  • onde esta o link para acesso de compra ou construção desta maravilha?