De olho na Engenharia

China inaugura nova estrada de157 quilômetros, com 10 máquinas e um total de zero humanos

A China é conhecida por sua inovação em todos os ramos, por conta disso que não é de se surpreender quando o país inova em determinado ponto

China inaugura nova estrada de157 quilômetros, com 10 máquinas e um total de zero humanos

A China é conhecida por sua inovação em todos os ramos, por conta disso que não é de se surpreender quando o país inova em determinado ponto. No caso da construção de uma estrada, isso é um trabalho extremamente trabalhoso. Por exemplo, depois de todo estudo, os funcionários vão operar as máquinas para colocar o asfalto no chão, prensá-lo e nivelá-lo até que fique uniforme. Mas e se esse trabalho fosse feito por robôs? A ideia pode parecer uma coisa do futuro, mas a China inaugurou uma nova estrada de 157 quilômetros feita somente com robôs comandando as máquinas.

Essa construção começou em Pequim, com uma extensão de 157,79 km feita em direção a Macau. Assim, a China fez a primeira autoestrada pavimentada totalmente sem nenhuma intervenção humana de forma direta. O projeto é a ampliação da Via Expressa Pequim-HK, que se estende por 2.272 quilômetros. E a nova estrada feita por robôs é o trecho entre Pequim e Hebei.

Para que a China inaugurasse essa estrada de 157 quilômetros feita somente com robôs três grupos estatais trabalharam para fazer isso realidade. Foram elas: a China Railway 11th Bureau, quem liderou o projeto; a Hubei Communications Investment, que ficou responsável pela pavimentação; e a Liaoning Guotai Road and Bridge, trabalhando na compactação.

China inaugura estrada de 157 quilômetros

“Watch this in action now. Amazing what modern tech can do.
This is actually AI applied in real life pic.twitter.com/Uc1RudKh4i

— tphuang (@tphuang) October 6, 2024

Segundo os meios de comunicação locais, o projeto concluído foi apresentado em uma conferência relacionada com a criação de estradas e outras infra-estruturas. Além disso, 700 participantes foram convidados para conhecer essa nova estrada de 157 quilômetros inaugurada na China.

O que faz ela ser interessante é o fato de ela ser uma estrada de 19,25 metros de largura onde foram usadas 10 máquinas não tripuladas. Foram essa máquinas que distribuíram todo o material feito de amálgama de pedras e areia compactada. Depois disso é colocado o ligante betuminoso que molda toda a superfície e evita que as camadas se separem.

Para a estrada de 157 quilômetros, a China também usou pavimentadoras que distribuíram os materiais, e rolos autônomos que aplicaram a pressão necessária para a superfície ficar nivelada e tendo a dureza esperada. Como se não bastasse as máquinas fazendo a estrada, drones monitoraram toda a obra fazendo a topografia para confirmar se os parâmetros esperados estavam sendo seguidos.

Tudo isso aconteceu com as máquinas sendo supervisionadas pelos colaboradores das empresas, mas com o desenvolvimento de algoritmos específicos para essa estrada foi possível trabalhar com uma precisão milimétrica e com uma maior velocidade do que se fosse feito por humanos.

Agora fica a dúvida se depois dessa estrada de 157 quilômetros a China irá continuar usando as máquinas para fazer essas construções. No entanto, se o país está certo que esse método tem uma eficácia maior e poupa tempo, a tendência é que ele se torne o normal.

Fonte: IGN. Imagens: Twitter

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas.