De olho na Engenharia

Casas de bambu a preço de smartphone resistem a terremoto

Casas de bambu a preço de smartphone resistem a terremoto

Em Mianmar, moradias de baixo custo desafiam terremoto de de magnitude 7,7

Situado entre placas tectônicas, Mianmar é uma das regiões mais ativas do mundo em termos sísmicos. Em março de 2025, um terremoto de magnitude 7,7 devastou o centro do país, deixando Mandalay, a segunda maior cidade, praticamente em ruínas. Em meio à destruição e tragédia, um detalhe chamou a atenção: moradias construídas pelo preço de um smartphone resistiram ao tremor. Eram casas feitas de bambu, ou seja, sustentáveis, acessíveis e erguidas em uma semana.

As casas foram construídas pela Housing NOW, uma iniciativa criada em 2019 pelo estúdio de arquitetura e design local Blue Temple para enfrentar a crise habitacional em Mianmar. O país é marcado por conflitos internos e, desde o golpe militar de 2021, governado por uma ditadura.

Mianmar é considerado um dos países de menor renda da Ásia e, mesmo antes da intervenção militar, muitas regiões já sofriam com a escassez de moradias adequadas, agravada pelo deslocamento forçado de minorias étnicas. É nesse contexto que a Housing NOW começou a desenvolver casas, escolas e clínicas feitas de bambu, com foco em baixo custo, rápida implantação e participação comunitária. As estruturas são adaptadas às condições sísmicas e climáticas locais, oferecendo uma resposta resiliente e sustentável em meio à crise.

Até fevereiro deste ano, quase 20 milhões, mais de um terço da população, precisava de ajuda humanitária no país do sudeste asiático, segundo estimativa da ONU.

Casas de bambu

Foto: Aung Htay Hlaing

Foram 26 casas de bambu que permaneceram de pé após o terremoto de magnitude 7,7. Cada unidade do tipo pode ser construída em menos de uma semana por mil a mil e 300 dólares, ou seja, preço de um smartphone de última geração.

O modelo da casas se baseia no uso inovador de bambu de pequeno diâmetro em feixes: uma técnica que transforma uma espécie subvalorizada, abundantemente disponível nos mercados locais, em uma estrutura estruturalmente interligada.

As famílias participam da montagem, orientadas pela equipe técnica da Housing NOW, enquanto o sistema geométrico distribui as cargas sísmicas e permite variações no layout e na fachada. Segundo os responsáveis, o terremoto se tornou a prova definitiva do conceito: em um dos contextos mais frágeis do planeta, as casas de bambu proporcionaram resiliência e dignidade em escala.

O bambu se destaca como um material construtivo sustentável e versátil, combinando resistência, leveza e beleza natural. Além disso, sua alta resistência à tração, aliada à flexibilidade, o torna ideal para estruturas em regiões sujeitas a eventos sísmicos ou ventos fortes. Saiba mais sobre esta planta nobre considerada a matéria-prima do futuro.

Moradia popular de baixo custo

Foto: Aung Htay Hlaing

As resistentes casas de bambu integram um projeto de moradia pré-fabricadas de bambu e de baixo custo para famílias deslocadas internamente. No total, 79 unidades já foram construídas. Nos últimos cinco anos, a iniciativa vem testando três estratégias paralelas para habitação em Mianmar:

  1. Conjuntos habitacionais pré-fabricados modulares, rápidos e de baixo custo, agora comprovados em campo contra terremotos e eventos de ventos fortes;
  2. O Manual de Bambu Faça Você Mesmo, com 500 cópias impressas e distribuídas para ajudar as comunidades a construir de forma autônoma com ferramentas e materiais locais;
  3. Uma abordagem otimizada de dinheiro por abrigo, reformando casas autoconstruídas por meio da orientação de famílias e carpinteiros com conhecimento técnico e consultoria estrutural.

Tais métodos formam um conjunto de ferramentas para moradias dignas em tempos de crise, adaptável a diferentes regiões, cadeias de suprimentos e níveis de participação comunitária.

Foto: Aung Htay Hlaing

A iniciativa já foi reconhecida por diversos prêmios: MIT Solve (2023), Good Energies Prize (2023), UNICEF Innovation30 (2023), Nikkei Asia Award (2025). Com a missão de “garantir que cada família em Mianmar tenha um lugar para chamar de lar”, a Housing NOW mostra que moradias dignas e resilientes podem ser construídas com sustentabilidade, design flexível e a um custo acessível.

Com informações de Ciclo Vivo.

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas.