Dispositivo transforma garrafa em um purificador portátil de água – possibilitando obter água potável em qualquer lugar
O acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial, fundamental e universal. Ainda assim, a ONU estima que 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável e 4,2 bilhões não têm saneamento básico. Só na Colômbia, cerca de 3,7 milhões de pessoas não têm acesso a água potável limpa e segura – uma situação que neste ano foi agravada pela seca extrema, considerada a pior desde os anos 80. Em meio ao caos, organizações se uniram para fornecer uma solução imediata para a crise hídrica: uma tampa capaz de transformar qualquer garrafa PET em um sistema purificador de água.
Apelidada de Filter Caps, a tampa capaz de filtrar água é um dispositivo impresso em 3D que permite purificar a água à medida que flui, aumentando o pH, adicionando hidrogênio, reduzindo as impurezas em 70% e eliminando 90% dos metais pesados.
Compacta e leve, a tampa mede apenas 6X4 cm e pesa somente 24 g -, características que garantem que a tecnologia possa chegar em qualquer lugar. Como o foco era gerar um design universal, a tampa filtrante é desenvolvida com a rosca PCO 28 mm, que se adapta a qualquer tipo de garrafa.
Outro ponto é que a tecnologia usada possui aditivos 3D compostos por minerais, metais e extratos naturais, tornando-o acessível, econômico e capaz de recuperar mais de 300 mil litros de água em apenas 2 meses, com um simples movimento.
Projetado para gerar o mínimo de impacto ambiental, o sistema de filtragem de água também promove o reaproveitamento de garrafas plásticas, enquanto seu invólucro também é impresso em 3D a partir de resina à base de amido de milho e pode ser compostado após o fim de sua vida útil.
A tampa funciona como um sistema portátil para obter água potável em qualquer lugar, desde áreas remotas ou até mesmo em situações de emergência, como em momentos de restrição ou racionamento de água – como ocorrido em diversos locais do Rio Grande do Sul, por exemplo. O estado, aliás, recebeu sistemas portáteis de filtragem de água como doação – conheça qual purificador foi usado.
A primeira tampa capaz de filtrar água desenvolvida na Colômbia é resultado de uma parceria entre a empresa Filsa Water, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, com a Ogilvy, a Baylor International e a Cruz Vermelha Colombiana.
Fonte: Ciclo Vivo / Foto: Ogilvy