De olho na Engenharia

A fazenda que fica no meio do deserto e cultiva orgânicos usando água do mar

A fazenda que fica no meio do deserto e cultiva orgânicos usando água do mar

Sim, uma plantação de alimentos orgânicos no meio do deserto! Nada convencional, é verdade. Mas extremamente eficiente: ela fica no sul da Austrália e (acredite!) produz cerca de 17 mil toneladas de tomates orgânicos por ano.

A “mágica” é feita pela empresa Sundrop Farms, que desenvolveu um sistema que utiliza apenas água do mar e energia solar para cultivar os alimentos.

A energia é produzida localmente, por meio de 23 mil espelhos estrategicamente posicionados para refletir a luz do sol até uma torre de geração de eletricidade. Já a água do mar é bombeada do Golfo de Spencer, que fica a dois quilômetros do local, até uma usina de dessalinização, que remove o sal da água, deixando-a ideal para irrigação dos alimentos.

Os tomates, por sua vez, são cultivados dentro de estufa, por meio de um sistema hidropônico, que dispensa o uso do solo do deserto no processo de plantio. Confira, no vídeo, como o sistema funciona!

O investimento não é dos menores: a Sundrop Farms gastou US$ 200 milhões para colocar essa fazenda em funcionamento no meio do deserto australiano. 

Ainda assim, a empresa aposta que se trata de uma alternativa e tanto para cultivar alimentos em lugares até então considerados inóspitos. Tanto que pretende construir novas fazendas na Austrália, nos EUA e em Portugal.

Fonte: Reprodução / The Greenest Post / Foto: Divulgação

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas. Tenho um talento natural para resolver problemas e uma curiosidade insaciável, e escrevo artigos que refletem minha paixão e conhecimento prático. Meu objetivo é inspirar outros a se interessarem pela engenharia e explorarem as inúmeras possibilidades que esta fascinante área oferece.