Sim, uma plantação de alimentos orgânicos no meio do deserto! Nada convencional, é verdade. Mas extremamente eficiente: ela fica no sul da Austrália e (acredite!) produz cerca de 17 mil toneladas de tomates orgânicos por ano.
A “mágica” é feita pela empresa Sundrop Farms, que desenvolveu um sistema que utiliza apenas água do mar e energia solar para cultivar os alimentos.
A energia é produzida localmente, por meio de 23 mil espelhos estrategicamente posicionados para refletir a luz do sol até uma torre de geração de eletricidade. Já a água do mar é bombeada do Golfo de Spencer, que fica a dois quilômetros do local, até uma usina de dessalinização, que remove o sal da água, deixando-a ideal para irrigação dos alimentos.
Os tomates, por sua vez, são cultivados dentro de estufa, por meio de um sistema hidropônico, que dispensa o uso do solo do deserto no processo de plantio. Confira, no vídeo, como o sistema funciona!
O investimento não é dos menores: a Sundrop Farms gastou US$ 200 milhões para colocar essa fazenda em funcionamento no meio do deserto australiano.
Ainda assim, a empresa aposta que se trata de uma alternativa e tanto para cultivar alimentos em lugares até então considerados inóspitos. Tanto que pretende construir novas fazendas na Austrália, nos EUA e em Portugal.
Fonte: Reprodução / The Greenest Post / Foto: Divulgação