Os materiais das casas NODE são colocados em contêineres e enviados para qualquer lugar
Construir uma casa nova pode ser um processo caro e demorado, porém a startup NODE está determinada a tornar casas eficientes e com design de boa qualidade mais acessíveis para todos. A empresa desenvolveu um sistema pré-fabricado que, como um móvel, pode ser montado em qualquer lugar, de forma fácil e rápida, podendo ser concluído em apenas 15 dias.
Seus materiais de construção são embalados de forma compacta e podem ser colocados em contêineres. Desta forma, a casa pode ser transportada por trens, navios ou caminhões, podendo ser enviada para qualquer lugar. Segundo eles, são necessárias apenas duas pessoas para descarregar os suprimentos.
O objetivo da NODE é possibilitar que suas casas sejam montadas por apenas quatro pessoas em duas semanas (dependendo do tamanho da casa). Segundo eles, se você pode construir uma peça de mobiliário desmontado, você também é capaz de construir sua própria casa usando o sistema da startup.
A NODE acredita que o acesso à habitação a preços acessíveis deve ser um direito fundamental. No estado atual das coisas, a demanda por habitação e o custo dos materiais continuam a aumentar, enquanto as empresas de construção de casas enfrentam uma força de trabalho cada vez menor. “Por que ainda construímos casas como fazíamos há 100 anos? Por que leva um ano para construir uma casa? Isso é fundamentalmente um problema de engenharia e design industrial”, disse Don Bunnell, executivo da startup.
Design e eficiência energética
Além de pré-moldadas e desmontáveis, as casas NODE possuem designs elegantes e modernos e foram projetadas para serem neutras (ou até mesmo negativas) em carbono durante sua construção.
A empresa faz o isolamento térmico e acústico das casas usando apenas materiais não tóxicos. Por exemplo, eles usam jeans reciclado no lugar de fibra de vidro para o isolamento de paredes. Eles também usam areia e vidro reciclado para isolamento no teto. Ao fazer isso, eles são capazes de diminuir drasticamente as emissões de carbono de suas casas.
Suas plantas flexíveis oferecem adições ecológicas, como painéis solares, banheiros de compostagem e armazenamento e coleta de água da chuva. “Acho que sempre se supôs que você pode construir de forma realmente barata ou de forma realmente sustentável, mas não pode fazer as duas coisas. Nosso argumento é que você pode realmente ter casas bem projetadas, bonitas e sustentáveis que sejam acessíveis a todos”, disse Bunnell ao site Freething.
A opção de casa mais acessível da empresa é uma tiny home com cerca de 27m2 que vem equipada com cozinha e banheiro e custa USD $90.000. A NODE também está desenvolvendo um modelo de casas geminadas de três andares para investidores do mercado imobiliário.
Fonte: Ciclo Vivo / Foto: nodeeco.com