Tijolo permeável é fabricado com resíduos cerâmicos

por:
05/12/2023 as 21:03
De olho na Engenharia
Tijolo permeável é fabricado com resíduos cerâmicos

Poroso, material pode contribuir para reduzir alagamentos nas cidades

Na busca pelo desenvolvimento de produtos circulares, a empresa chinesa Yi Design vem criando diferentes tijolos a partir de materiais reciclados. Os produtos são alternativas construtivas para um grande problema do setor: a geração de resíduos cerâmicos.

Cerca de 18 milhões de toneladas de resíduos cerâmicos são produzidos todos os anos na China, segundo a Yi Design. Com sede em Jingdezhen, a capital da cerâmica do país, o grupo desenvolveu o YiBrick, um tijolo permeável composto por mais de 90% de cerâmica reciclada. A produção do material ainda inclui águas residuais e o pó fino da trituração dos resíduos brutos.

Além de seu impacto ambiental positivo, o produto possui uma variedade de cores, texturas e acabamentos. Isso permite que o tijolo tenha um amplo potencial de aplicações, desde decoração de interiores até construção. Devido à sua permeabilidade à água, por exemplo, o produto pode ser usado como infraestrutura pública na construção de cidades-esponja ou em qualquer lugar propenso a alagamentos.

Foto: Divulgação

O YiBrick foi desenvolvido sobretudo para pisos e a empresa criou mais outras duas alternativas para paredes: YiBrick Handmade e o YiTile. O primero é voltado para paredes internas e fachadas, são tijolos artesanais feitos com materiais 100% reciclados. Os esmaltes são feitos com biomassa reciclada e cinzas volantes, além de resíduos de construção. Já o YiTile é feito com mais de 70% de materiais reciclados e as cores podem ser personalizadas.

Foto: Divulgação

Desde 2021, quando a empresa foi lançada, 82 toneladas de resíduos já foram desviadas de aterros e transformadas em tijolos. A Yi Design também já recebeu diversos prêmios em reconhecimento pela inovação do material criado. No mais recente deles, o projeto foi selecionado na categoria de design sustentável do Dezeen Awards 2023.

Fonte: Ciclo Vivo / Foto: Divulgação