Solução é capaz de carregar baterias e somar mais de 30 quilômetros de autonomia por dia ao veículo sem pontos de carregamento
A falta de infraestrutura de carregamento é frequentemente mencionada como uma barreira para a troca dos veículos em combustão por carros elétricos. Mas, uma solução desenvolvida pela startup americana DartSolar, com sede em Los Angeles, pode garantir energia para as baterias sem a necessidade de uma rede de recarga. E o melhor: energia de fonte limpa! O equipamento é um rack de teto com painéis solares que já está sendo comercializado.
O rack para veículos elétricos é expansível e pode garantir uma autonomia maior sem a necessidade de conexão com carregadores ou eletropostos. Segundo a empresa, o rack de teto adiciona 360 W de capacidade solar quando reduzido para dirigir e pode se expandir para 1000 W em um conjunto de 1 kW, quando todos os painéis estão disponíveis – abrir e fechar o rack é super simples e leva cerca de 15 segundos.
A DartSolar afirma que seu rack de teto foi testado para uso com vários modelos de veículos elétricos e pode somar até 32 km de autonomia por dia aos veículos elétricos. Os painéis se conectam a uma unidade de energia traseira que converte a produção solar em corrente alternada de 120 V que alimenta as baterias do carro.
O rack foi projetado com painéis solares leves e personalizados, com menos de 1cm de espessura e pode ser montado pelo próprio comprador. Além disso, pode ser usado como um rack tradicional para transportar até 22kg de carga. Outras vantagens são as instruções de reparo e peças que podem ser impressas em 3D caso precisem ser substituídas.
Segundo os fabricantes, a vida útil do equipamento é de pelo menos 10 anos e o rack é resistente à água, ventos, areia e tem proteção contra roubos.
O rack solar já está à venda nos Estados Unidos por US$ 2.950 – com um retorno de investimento estimado em dois anos, o que é de 5 vezes se consideramos a vida útil do produto.
Para desenvolver este primeiro modelo três anos de pesquisa e, para as próximas versões, a DartSolar já está estudando tecnologia de células solares em aumentem ainda mais a produção de energia.
“Com os avanços na tecnologia de células solares tandem por empresas como Kaneka Corp. e Oxford PV, a DartSolar está atualmente projetando um rack de teto solar de 3.000 watts capaz de fornecer de 30 a 40 milhas de carga por dia”, comunicou a startup.
Para mais informações, acesse: dartsolar.com.
Fonte: Ciclo Vivo / Imagem: Reprodução / DartSolar