De olho na Engenharia

Enxergar no escuro agora é possível

Enxergar no escuro agora é possível

Os especialistas chineses criaram lentes de contato que possibilitam o ser humano a enxergar no escuro. Veja agora como essa invenção foi feita e como ela funciona.

Cientificamente, já se sabe que os animais conseguem enxergar no escuro porque, entre tantos aspectos, seus olhos possuem dois tipos de células para captar a luz : bastonetes (para luz fraca) e cones (para cores e luz forte).

Nós também temos esses aspectos, mas em quantidades menores. Por exemplo, o tapete (membrana localizada atrás da retina que aumenta a detecção de luz pelas células fotorreceptoras) de um gato, reflete 130 mais luz do que o olho humano.

Então, conseguir enxergar no escuro parecia algo impossível, mas pesquisadores chineses foram capazes de produzir lentes de contato que convertem a luz infravermelha – previamente invisível a olhos humanos – em luz visível.

As lentes de contato com infravermelho

Primeiramente, para realizar esse feito, o pesquisador Yuqian Ma e sua equipe combinaram lentes de contato convencionais com 45 partículas de nanômetro consistindo em ouro, de flúor de gadolínio de sódio, íons de estérbio e ébi

De acordo com a pesquisa publicada na revista Cel (Célula) :

as lentes de contato de conversão infravermelha com comprimentos de onda entre 800 e 1.600 nanômetros em luz visível. Essas nanopartículas enriquecem as longas ondas de luz infravermelha com energia. Ao fazer isso, eles convertem a luz infravermelha em 3 cores primárias, tornando-as visíveis ao olho humano.”

Aspectos “negativos” das lentes chinesas

a desvantagem é que as imagens resultantes são muito turvas

Por mais que seja benéfica, existem melhorias a serem feitas porque as imagens resultantes são muito turvas pois as nanopartículas nas lentes espalham a luz. Portanto, a equipe compensou essa mazela com lentes adicionais.

Entretanto, as lentes de contato infravermelha ainda não superam os óculos de visão noturna, que amplificam sinais infravermelhos fracos tornando-os visíveis.

Resultado

Por mais que as lentes de infravermelho apresentem esses “impasses”, elas podem ser muito benéficas no campo de resgate, por exemplo, em casos das vítimas estarem em locais de baixa visibilidade porque essas lentes tornam os objetos emissores de calor visíveis.

Para informações mais densas, acesse: CPG

Sou Wellington, um entusiasta apaixonado pelo mundo da engenharia. Minha dedicação e amor pela engenharia são inegáveis. Passo horas estudando e explorando as mais recentes inovações e tecnologias, sempre buscando entender e compartilhar minhas descobertas.