Os carros elétricos – apesar de ainda não serem a solução perfeita – são uma das alternativas viáveis para diminuir a emissão de gases do efeito estufa. E estão se tornando cada vez mais presentes no trânsito mundial.
O grande desafio, porém, continua: como recarregá-los? No Brasil, apesar de existirem alguns elétricos nas ruas, é bem difícil encontrar postos de recarga. E se você decidir ir viajar, então?
A Highways England, organização responsável pelas estradas do Reino Unido, construiu uma tecnologia, atualmente em fase de teste, capaz de recarregar o carro elétrico em movimento.
Para que o sistema funcione, é preciso equipar o veículo com um aparelho wireless e se movimentar na pista sinalizada com a cor verde, que possui fios elétricos enterrados sob a estrada gerando campos eletromagnéticos, que serão capturados por uma bobina dentro do carro e convertidos em eletricidade.
Após 18 meses de teste, os resultados serão apresentados e as autoridades responsáveis avaliarão a sustentabilidade econômica da tecnologia, para decidir se vale a pena investir massivamente na solução. O governo já se comprometeu a dedicar 500 milhões de libras esterlinas nos próximos cinco anos, caso o teste dê certo. Curtiu a solução?
Fonte: The Greenest Post / Foto: Divulgação