Como o plástico que iria para o lixo pode virar uma casa de baixo custo

por:
21/09/2022 as 20:42
De olho na Engenharia
Como o plástico que iria para o lixo pode virar uma casa de baixo custo

O lixo plástico descartado incorretamente em vias públicas e no oceano poderia ter um destino completamente diferente: ajudar na elaboração de casas com isolamento acústico e térmico e resistente às intempéries climáticas.

Os empreendedores Carlos Daniel Gonzalez e Nataniel da startup mexicana EcoDomum, baseada em Puebla, estão dispostos a retirar os resíduos plásticos encontrados pelas ruas, como garrafas e brinquedos e transformá-los em uma solução sustentável: a composição de materiais de construção para criar casas a preços acessíveis para pessoas de baixa renda em seu país.

Os sócios Carlos Daniel e Nataniel

Graças ao subsídio de um programa habitacional eles estão transformando essa possibilidade em realidade. A matéria-prima passa por um processo de fundição, compressão e cristalização, resultando em grandes placas, usadas como paredes e tetos duráveis e resistentes.

Com 80 painéis se constrói uma casa de 40 metros quadrados, dividida em dois quartos, um banheiro, uma sala de estar e uma cozinha. Em cada uma delas são usados cerca de dois mil quilos de lixo processado.

A Eco Domum já construiu mais de 500 casas com plástico recolhido por todo México, proporcionando lares a um baixo custo e ajudando o planeta a solucionar um problema bastante desafiador. Conheça os serviços da empresa aqui.

Eco Domum from Fondeadora on Vimeo.

Todas as imagens via Eco Domum

  • Beleza ! Sensacional! Aproveitando, quanto é “baixo custo ” ?

    • Prefeituras poderiam adotar esse sistema e construir casa populares, gerando empregos, e limpando a natureza.

  • Show muitas precisam Parabéns que Orgulho que consigam fazer muitas.

  • Genial 👏👏👏👏

  • O Sr. Antônio Duarte, do Rio Grande do Norte/ BR, tem um projeto parecido. Mostrando inclusive o baixo custo e maior agilidade na montagem das casa. As construções dele já foram avaliadas e estudas pela UFRN e foi identificada que são mais resistentes e duráveis que casas de alvenaria além do equilíbrio térmico, entre outras vantagens. Vídeos explicando a técnica do Sr Duarte estão não YouTube.

  • Queria muito fazer minha casa assim

  • Eu me interesso em fazer a minha casa com baixo custo,eu tenho 62 anos,tenho renda baixa e vendo balas nos faróis pra juntar dinheiro e fazer minha casa de 3 cômodos,quero mais informações,obgdo.

  • Que maravilha! Olha vocês estão de parabéns! Deus os abençoe grandemente sempre. Seria bem bom se aqui tivesse esse projeto de você. Só assim eu poderia comprar a minha casa. Feliz Ano Novo com a companhia de Jesus Cristo! Abraços

    • Como fazer onde buscarinformacoes e condições para construir aqui onde moro !

  • Parabéns a Carlos e nataniel por esta criatividade ,,, e o planeta agradece ,, que as nações,, os reconhecerão,, estes projetos legais ,, de governos a patentear vocês,,,,,eu…. osvaldo tomaz eco-designer de São paulo-brasil