Empresa registrou uma patente nos EUA que descreve um sistema capaz de alertar os motoristas sobre problemas no asfalto
Um dos maiores desafios dos motoristas, pelo menos aqui no Brasil, é conseguir desviar dos buracos nas vias. Mas uma nova tecnologia desenvolvida pela General Motors (GM) pode tornar esta missão muito mais fácil.
A empresa registrou uma patente nos Estados Unidos que descreve um sistema que seria capaz de alertar os condutores sobre deteriorações no asfalto antes que elas estejam visíveis. Além disso, o recurso sugeriria uma rota melhor.
Como funcionaria o sistema
- A tecnologia utilizaria sensores instalados nos veículos.
- Estes dispositivos coletariam dados como deslocamento da suspensão, rotação das rodas e níveis de vibração.
- Ao mesmo tempo, câmeras que também estariam presentes nos carros buscariam falhas na pista em tempo real, como buracos ou trechos com água acumulada.
- Todas estas informações seriam, então, enviadas para o sistema, que analisaria as condições da estrada.
- As informações são do portal GM Authority.
Tecnologia da GM ainda está em fase de estudo
Ainda de acordo com a publicação, em casos mais críticos, o sistema pode recomendar rotas alternativas ao motorista para evitar maiores problemas ao veículos. A tecnologia ainda pode encaminhar essas informações para autoridades locais, auxiliando no reparo da via.
Embora a patente não mencione explicitamente esta possibilidade, o recurso poderia funcionar em conjunto com o Super Cruise. Este é um sistema de condução semiautônoma da GM que já cobre mais de 1,2 milhão de quilômetros de rodovias nos EUA e Canadá.
É importante destacar que o recurso ainda está sendo estudado pela empresa e que não nenhuma previsão para o início de testes ou mesmo de disponibilização da tecnologia para motoristas. De qualquer forma, seria uma ferramenta importante para reduzir os prejuízos com rodas amassadas, pneus estourados e danos à suspensão.
Com informações de Olhar Digital.