Zarcão: a escolha certa para evitar ferrugem em superfícies metálicas

por:
12/04/2021 as 19:35
De olho na Engenharia
Zarcão: a escolha certa para evitar ferrugem em superfícies metálicas

Qual é o maior inimigo das superfícies metálicas? Se você respondeu ferrugem, está certo. Afinal, aplicar tinta não é o suficiente para evitar o problema. Para essa finalidade existe a solução ideal: o zarcão. Trata-se de um produto reconhecido justamente pelas suas propriedades anticorrosivas.

Segundo Gregório Bastos Alencar, gerente de produto da Tintas Eucatex, o zarcão pode ser utilizado em superfícies metálicas de aço carbono, com ou sem ferrugem, em ambientes externos ou internos. “Para outros tipos de metais, são recomendados outros tipos de fundos”, explica.

Como aplicar

A aplicação do zarcão é simples, porém, depende das condições da superfície metálica. Normalmente, basta lixar e remover o pó antes de aplicá-lo, a fim de garantir melhor aderência entre o produto e o substrato.

No caso de superfícies que já receberam algum tipo de removedor de tinta, é necessário limpar bem a área com tíner antes de empregar o zarcão. Em seguida, é imprescindível diluí-lo com aguarrás para manter suas características. “Não é recomendado utilizar gasolina, benzina ou outros solventes”, completa Alencar.

Para aplicar o zarcão sobre a superfície, deve-se utilizar um pincel macio ou rolo de pintura. Depois desse processo, basta dar o acabamento com uma tinta – em geral, esmalte sintético. Pronto! A superfície metálica da sua obra está 100% protegida contra os efeitos da corrosão.