Veja 5 verdades e 1 mentira sobre energia fotovoltaica

por:
25/06/2021 as 20:15
De olho na Engenharia
Veja 5 verdades e 1 mentira sobre energia fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica tem se consolidado como uma das principais alternativas para geração de energia renovável. Países como Alemanha, China, Japão e Estados Unidos utilizam o sistema em muitos projetos – de residências a empresas. No Brasil, está em expansão.

Para testar seu conhecimento a respeito da tecnologia, preparamos cinco verdades e uma mentira. Será que você acerta?

1 – A placa fotovoltaica não gera energia sozinha

Resposta

Verdade. O painel solar, por si só, não é capaz de abastecer um edifício. Isso porque a energia gerada em corrente contínua não é compatível com aquela usada em residências, sendo necessário cabos conectores e inversor de frequência para convertê-la em energia de corrente alternada.

2- O sistema fotovoltaico gera energia em dias nublados

Resposta

Verdade. A placa sempre gera energia quando exposta à claridade da luz do dia e até mesmo sob climas chuvosos. Vale ressaltar que a intensidade da geração de eletricidade do sistema depende do grau de insolação.

3 – As placas podem ser removidas

Resposta

Verdade. Não só as placas, como todo o sistema fotovoltaico pode ser removido e instalado em outro lugar. No entanto, é necessário reformular o projeto para adequá-lo ao novo local. Dessa forma, permite que o proprietário leve sua placa solar em uma eventual mudança de imóvel.

4- O painel fotovoltaico pode durar até 25 anos

Resposta

Verdade. Grande parte dos sistemas comercializados possui vida útil de 25 anos. Cabe ao consumidor verificar se a garantia é apoiada por uma entidade, que deverá cumprir a legislação caso ocorra alguma falha no desempenho da placa solar fotovoltaica.

5- O sistema fotovoltaico pode ser instalado por qualquer pessoa

Resposta

Mentira. É altamente recomendado o acompanhamento de uma empresa ou profissional especializado tanto para instalação do sistema fotovoltaico, quanto para elaboração do projeto. Em instalações na cobertura, que são as mais usuais, é necessário o uso de equipamentos de segurança. Outro empecilho é a autorização da distribuidora de energia local, que só é concedida a engenheiros e eletrotécnicos.

6- As placas não geram energia durante a noite

Resposta

Verdade. O sistema fotovoltaico não é capaz de gerar energia durante a noite. Por isso, em lugares onde os painéis solares são a única fonte de energia disponível, é necessário dispor de um banco de baterias conectado ao sistema, que vai armazenar a energia para uso noturno.

Créditos: Placas fotovoltaicas em telhado de casa (atm2003/ Shutterstock.com)

Fonte: Portal AECweb