Uma boa receita para o sucesso

por:
15/04/2022 as 17:52
De olho na Engenharia
Uma boa receita para o sucesso

Há algo bem interessante sobre o qual gostaria de conversar esta semana, motivado sobretudo pelo que tenho observado sobre o mercado de trabalho atual. De fato, ele está exigindo de seus participantes novas atitudes para que obtenham sucesso, cresçam em suas carreiras, e mesmo permaneçam em seus empregos…

É que, com toda a modernidade atual, tais atitudes sempre foram necessárias, e um exemplo extraordinário desta afirmativa está em um pequeno texto, escrito em 1899, quase de improviso e em apenas uma hora, e que, devido ao seu sucesso, já teve várias dezenas de milhões de exemplares impressos. É a famosa “Mensagem a Garcia”, escrita por  Elbert Green Hubbard (1856-1915) filósofo e escritor norte-americano. Este texto está disponível facilmente na internet, e até conheço instituições nas quais a “A Mensagem”… é entregue a todos os novos colaboradores…

Embora recomende a leitura total (ou releitura…) deste extraordinário texto, dou a seguir algumas “dicas” sobre seu foco central: o cenário, o pano de fundo do texto, é uma história que se passa na guerra entre a Espanha e os Estados Unidos. O presidente dos Estados Unidos precisa urgentemente comunicar-se com o comandante dos revolucionários, chamado Garcia, que está em Cuba, mas com localização desconhecida. Aí ele chama um subordinado, Rowan, considerado o único capaz de realizar esta missão praticamente impossível; Rowan nem questiona, vai e realiza a missão, enfrentando sem reclamar, solicitar auxílio, ou mesmo desistir face aos inúmeros desafios e perigos do duríssimo encargo…

Extraordinário este Rowan, não? Como gostaríamos de ter alguns deles em nossas empresas, como colaboradores, membros de equipes, grupos de trabalho, companheiros e colegas… Não é verdade? E o interessante é que seu comportamento, já na época do Hubbart, era elogiado e desejado por todos… Afinal, foi-lhe dada uma duríssima e perigosa tarefa e ele, sem  titubear, foi à frente a cumpriu!

No cumprimento desta tarefa, Rowan deve ter empregado muitas das características atualmente desejadas pelo Mercado de Trabalho: iniciativa e criatividade, para sair em campo e ir descobrindo soluções; estabelecimento de redes informais de informação, para ir descobrindo onde Garcia talvez tivesse seu esconderijo; comunicação em outras línguas; planejamento de ações e verificação de progresso, para ver se não estava em caminho errado; ousadia para tomar decisões difíceis e solucionar problemas; humildade para ter capacidade de ouvir e aceitar ideias de outros; e aceitação de outras culturas, buscando ver nelas o que têm de bom.

Legal, não? Tentemos ser como Rowan ou nos cerquemos deles, e tudo vai dar certo nesses novos tempos…

Fonte: Engenharia é