Telhado Verde é alternativa sustentável para economizar água

por:
12/04/2021 as 17:16
De olho na Engenharia
Telhado Verde é alternativa sustentável para economizar água

O  IFB – Instituto Federal de Brasília –  investiu no chamado telhado verde,  o gramado sai do chão e vai pro telhado. A ideia, além de economizar água e energia, dá um visual incrível.

A estrutura é simples: tem uma laje, coberta por um material impermeável, um reservatório de água que mede aproximadamente 4 centímetros de largura e, por último, uma camada de fertilizantes e as plantas.

Lá no IFB da Asa Norte, 5 dos 8 blocos já estão cobertos com essa tecnologia, que além de mudar a paisagem cinza dos telhados, tem uma outra função muito bacana e bastante útil: em dias quentes ou frios, a estrutura deixa o clima mais agradável dentro do prédio e promove uma economia de até 30% de energia gasta com aparelhos de ar-condicionado. A diretora do IFB, Isabel Cristina de Oliveira, resslata outras novidades.

SONORA: “Também favorece o meio ambiente, principalmente aqui em Brasília, que tem uma secura muito grande. Esse telhado verde aumenta a umidade (…)”.

Os telhados verdes podem ser projetados para vários tipos de casas ou prédios, inclusive se você não tiver um grande espaço. Os projetos têm preços variados, o que facilita na hora de escolher um que caiba no seu bolso. E a manutenção é a mesma de qualquer gramado ou área verde.