O surreal tijolo de uva que virava vinho, proibido durante a lei seca

por:
09/08/2022 as 13:54
De olho na Engenharia
O surreal tijolo de uva que virava vinho, proibido durante a lei seca

O Museu de História e Arte de Ontario, na Califórnia, exibiu um tijolo de suco de uva desidratado, que era usado para fazer vinho secretamente nos dias da Lei Seca nos Estados Unidos, que durou de 1920 a 1933 – objeto exposto data de 1930 e foi doado ao museu em 1992 pelos vinicultores locais René e Barbara Biane. 

A produção de pedaços de suco de uva desidratado tornou-se lucrativa entre os vinicultores que possuíam vinhedos, mas a partir de 16 de janeiro de 1920 não podiam mais fazer vinho com eles. Os tijolos eram populares por serem facilmente dissolvidos em água para fazer vinho – não oficialmente, é claro. 

As uvas poderiam ser cultivadas naturalmente, como frutas, mas apenas para consumo não alcoólico. O tijolo acabava sendo mais fácil para contrabandistas e mais difícil para as autoridades, pois não se podia provar que um vinho havia sido produzido de determinado produto. 

À medida que o fim da Lei Seca (em 1933) se aproximava, a motivação da lei para atingir os produtores de tijolos de uva diminuiu, assim como a demanda pelos tijolos. Um desses tijolos Vino Sano, está agora em exibição no Museu de História e Arte de Ontário, ainda em sua caixa original. 

Fonte: Hypeness / Foto: Getty Images