Por que escolher o concreto celular?

por:
13/04/2021 as 15:10
De olho na Engenharia
Por que escolher o concreto celular?

O concreto celular é uma variação dos chamados “concretos leves”. Fabricado a partir da mistura de cimento, cal, areia, pó – de alumínio ou agente expansor – e cerca de 20% do volume do ar, é ainda pouco difundido na parte estrutural nas construções, mas comum em aplicações secundárias, como preenchimentos de vazios, proteção de taludes, rebocos e nivelamento de pisos. O motivo principal é a sua porosidade, que pode acarretar em pequenas fissuras e amolecimento da estrutura.

Normalmente essa desvantagem pode ser superada com duas soluções simples: projeto de impermeabilização e paredes de reforço. Desta forma, o material fica equiparado ao concreto convencional e ainda se destaca por algumas vantagens.

• Baixa densidade: enquanto o concreto comum possui densidade de 2.400kg/m³, o celular tem até 3 vezes menos: de 1.800, 1.700, 1.600 até 300kg/m³
• Durabilidade: se bem aplicado, pode durar cerca de 100 anos
• Melhor isolamento térmico e acústico
• É um material não inflamável
• Oferece melhor manuseio

A característica que pode ampliar o leque de aplicações do concreto celular é a economia – custa cerca de 30 a 40% menos do que o material convencional.