Um passeio por dentro da Grande Pirâmide de Gizé através de uma incrível recriação em 3D

por:
12/11/2022 as 09:28
De olho na Engenharia
Um passeio por dentro da Grande Pirâmide de Gizé através de uma incrível recriação em 3D

Única das sete maravilhas do mundo antigo que ainda resiste de pé, a Pirâmide de Quéops ou Grande Pirâmide de Gizé está a cerca de 10 mil quilômetros do Brasil – mas agora pode ser visitada em segundos com apenas alguns cliques.

A entrada da pirâmide no passeio 3D, com as setas e os indicadores apontando o caminho virtual

Passados cerca de 4,5 mil anos desde sua construção, o mais famoso e antigo monumento do mundo e a maior das três pirâmides da Necrópole de Gizé acaba de ganhar um modelo digital em 3D que permite visitar virtualmente seus espaços interiores conhecidos, bem como atravessar seus muitos corredores.

Da entrada da pirâmide é possível avistar na plataforma os arredores e a cidade do Cairo ao longe

As três câmaras que formam o interior da pirâmide se dividem entre túneis que conectam um espaço vazio que nunca foi concluído, a “Câmara da Rainha” e a “Câmara do Rei”. Cada local apresenta, durante o tour, explicações e informações, que ajudam a localizar espacialmente o visitante, bem como na compreensão da construção e do significado da pirâmide e dos locais visitados. O projeto é uma iniciativa da Mused, uma plataforma especializada na criação de tecnologias para bibliotecas e museus.

Um dos muitos corredores que o passeio percorre até chegar aos espaços principais da pirâmide

Para mapear todo o interior da pirâmide em 3D, foi utilizado um scanner laser Leica BLK, capaz de registrar imagens esféricas completas em 20 segundos. Essas fotografias foram reunidas pela Matterport Pro 2, que criou a visualização e os caminhos na plataforma virtual.

Detalhe da Câmara da Rainha, onde provavelmente jamais uma rainha foi de fato enterrada

A iniciativa também contou com o trabalho de especialistas ligados ao Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito e da Universidade de Harvard, e a visitação pode ser feita em inglês, espanhol, alemão, árabe e japonês, percorrendo livremente os caminhos e salas.

Cada “passo” da visitação virtual inclui informações sobre o local, a construção ou a história

Originalmente com cerca de 146,7 metros de altura e coberta por pedras polidas lisas, a Pirâmide de Quéops foi por aproximadamente 3.800 anos a mais alta construção feita por seres humanos, até a conclusão da Catedral de Lincoln, inaugurada na Inglaterra em 1311, com 160 metros.

Detalhe da Câmara do Rei, com o sarcófago real como único objeto no local

Uma das maiores curiosidades reveladas pela visita virtual é um experimento científico realizado em um dos espaços vazios, que utiliza um equipamento especial para medir diferenças na densidade a fim de descobrir possíveis câmaras que ainda estejam escondidas em meio aos 2,5 milhões de metros cúbicos do interior da Grande Pirâmide – que pode ser visitada a 18 km da cidade do Cairo, ou aqui.

Fonte: Hypeness / Foto 1: Wikimedia Commons / Fotos 2, 3, 4, 5, 6, 7: Mused/Reprodução