OBRAS DE DESTAQUE NO MUNDO

por:
24/05/2021 as 18:59
De olho na Engenharia
OBRAS DE DESTAQUE NO MUNDO

REMODELAÇÃO DE PARIS: Sob a administração do Barão Haussmann e a coordenação do engenheiro civil Marie François Eugène Belgrand (1810-1878), Paris passou por uma intensa reconstrução, tendo produzido grandes avenidas, edifícios majestosos e um dos mais fabulosos sistemas de esgotos do mundo. Grande parte da atual Paris deve-se a esses grandes profissionais que tiveram a ousadia e a capacidade de vislumbrar o futuro e criar uma das mais belas cidades do mundo moderno.

Torre Eiffel: Foi projetada e construída pelo engenheiro civil Gustave Alexandre Eiffel (1832-1923) que se tornou grande projetista de estruturas metálicas, tendo projetado centenas de outras obras famosas, como a estrutura da Estatua da Liberdade em Nova York, o viaduto de Garabit na França e a ponte do Porto, em Portugal. Eiffel foi o primeiro engenheiro a construir um túnel de vento para analise de aerodinâmica dos primeiros aviões na década de 1910.

CANAL DE SUESS: Deve-se a Ferdinand de Lesseps, engenheiro civil francês (1805-1894) a construção do Canal de Suess ligando o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, através do Egito. Foi também um dos primeiros idealizadores do Canal do Panamá.

CANAL DO PANAMÁ: O Canal do Panamá teve inicio entre 1881 e 1889 pelos franceses, com Lesseps a frente do projeto, tendo sido abandonado devido aos problemas enfrentados pela selva e condições insalubres. A partir de 1904 as obras foram retomadas pelos Estados Unidos. Inicialmente teve a coordenação do engenheiro civil John F. Wallace que enfrentou sérios problemas, principalmente com a malaria. Para dar continuidade às obras o presidente Roosevelt enviou o engenheiro civil John Stevens (1853-1943), que contratou o medico sanitarista Dr. William Gorgas para a erradicação da malaria. Sob a coordenação de Stevens, o projeto foi remodelado, feito o saneamento dos pântanos e construção de vilas para os operários, fornecendo melhores condições de trabalho. John Stevens antes de ir para o Panamá era um famoso engenheiro civil projetista e construtor de ferrovias nos Estados Unidos. Segundo a historia, ao terminar as obras do canal, ele não quis participar da inauguração e regressou para os EUA, tendo continuado na área de ferrovias e aposentado em 1923. Segundo os historiadores, o sucesso da construção do Canal do Panamá deve-se a três pessoas: O Presidente Theodore Roosevelt, o engenheiro civil John Stevens e ao medico sanitarista William Gorgas.

FERROVIA TRANSCONTINENTAL: Na América do Norte houve duas sagas da engenharia civil em obras ferroviárias, uma foi a construção da ferrovia transcontinental no Canadá e a outra nos Estados Unidos. No dia 10 de maio de 1869, exatamente às 12:00 h, a ferrovia Union Pacific foi inaugurada, fazendo a ligação entre o Oceano Atlântico e o Pacifico, com a finalização da linha no local denominado Promontory, no Estado de Utah,onde foi cravado o ultimo prego de linha. Participaram desta obra diversos engenheiros civis. Outra obra ferroviária de grande vulto foi a construção da ferroviaCanadian Pacific, no Canadá. A realização desta ferrovia deveu-se em grande parte à obstinação do engenheiro civil William Cornelius Van Horn. Como obra ferroviária, outra saga da engenharia civil foi a construção da Ferrovia Transiberiana, ligando Moscou a Vladivistok no Mar do Japão, com uma extensão de aproximadamente 9.000 km, atravessando oito fusos horários.

Ponte do Brooklyn em Nova York: A ponte do Brooklyn, com cerca de 1,8 km de extensão em estrutura pênsil, foi projetada e construída pelo engenheiro civil John Augustus Roebling (1806-1869). John A. Roebling formou-se engenheiro civil na Alemanha e emigrou para os EUA, onde projetou e construiu diversas pontes penseis antes de ganhar o concurso para a ponte do Brooklyn. A construção da ponte teve inicio em 1867 e terminou em 1884. Roebling faleceu em um acidente durante a construção, sendo substituído pelo seu filho, também engenheiro civil, Washington Roebling, que também sofreu um acidente e continuou a comandar a construção da ponte em uma maca.

PONTE GOLDEN GATE EM SAN FRANCISCO: A ponte Golden Gate, a mais famosa ponte de San Francisco, ligando a cidade a Salsalito, foi construída entre os anos de 1933 a 1937, com um comprimento total de 2,7 km, em estrutura pênsil. Teve como idealizador, coordenador do projeto e da construção o engenheiro civil Joseph Baerman Strauss (1870-1938).Strauss faleceu um ano após a inauguração, deixando para a cidade de San Francisco esta obra como principal cartão postal.

Ponte Bay Bridge de San Francisco: A ponte Bay Bridge ligando San Francisco a Oakland, possui um trecho suspenso, um em túnel e outro em estrutura metálica, totalizando 11 km, com dois níveis. Foi construído entre os anos de 1930 e 1936, sendo o chefe do projeto o engenheiro civil Charles H. Purcell (1885-1951), tendo como assistente o engenheiro civil Charles E. Andrew e como desenhista Glen Woodruff.

BRASIL

O Brasil possui uma engenharia civil desenvolvida, equiparando-se a alguns países mais desenvolvidos. Isto se deve a grandes obras como usinas hidroelétricas, rodovias, pontes, etc., e a centros de pesquisas avançadas nas diversas áreas da engenharia civil.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: