Nova solução para limpar oceanos filtra microplásticos usando ondas acústicas

por:
06/05/2022 as 20:19
De olho na Engenharia
Nova solução para limpar oceanos filtra microplásticos usando ondas acústicas

Pesquisadores descobriram recentemente uma nova técnica para limpar os oceanos dos microplásticos. Os microplásticos são partículas de polímeros sintéticos pequenas oriundas da produção de lixo humana. A maior parte dessas partículas ficam acumuladas no oceano e, por isso, elas colocam a vida marinha em risco. Mas os cientistas estudam a possibilidade de usar ondas acústicas como uma solução para esse problema.

A pesquisa foi comandada por Dhany Arifianto e sua equipe, do Institut Teknologi Sepuluh Nopember, em Surabaya, Indonésia. Basicamente, os pesquisadores utilizaram alto-falantes para saber como os microplásticos se comportavam frente a ondas acústicas.

Discarded single-use plastics in the sandMicroplásticos são gerados pela indústria dos cosméticos, dos fast fashion e outros processos fabris, além de resíduos de plásticos maiores of La Barceloneta beach, Barcelona

Ao fazer o experimento, os pesquisadores descobriram que as ondas são capazes de separar os microplásticos. Eles fizeram um tubo com três divisórias e o canal do meio concentrou 58% dos partículas de plástico em água do mar e 56% dos microplásticos em água doce.

Agora, os pesquisadores desejam entender quais são as frequências mais adequadas e qual o volume do som que pode ser ainda mais eficiente para fazer esse tipo de limpeza na oceano. Caso resultados animadores apareçam, os cientistas desejam aplicar sistemas de teste para melhor a higiene do mar e garantir que as águas oceânicas estejam cada vez mais seguras para a vida marinha. Outra missão é fazer com que as ondas não afetem a vida de peixes e outros animais.

“Acreditamos que é necessário um maior desenvolvimento para melhorar a taxa de limpeza, eficiência e acima de tudo a segurança da vida marinha”, diz Arifianto, o coordenador da pesquisa, em entrevista ao portal científico Eureka Alert.

Fonte: The Greneest Post / Fotos: © Getty Images