Manta asfáltica uso e vantagens

por:
13/04/2021 as 10:49
De olho na Engenharia
Manta asfáltica uso e vantagens

A manta asfáltica é um material utilizado na construção para impermeabilizar diversos ambientes, como coberturas, banheiros, piscinas, túneis, entre outros. Pré-fabricada, é feita de elementos estruturantes de alta resistência mecânica e compostos asfálticos, podendo também impermeabilizar elementos construtivos como vigas e baldrames.

Devido à sua característica flexível, a manta asfáltica é ideal para impermeabilizar estruturas sujeitas a movimentações e fissuras. O produto suporta variações térmicas e costuma ter garantia de até 20 anos.

A manta adere à superfície por meio da aplicação com asfalto oxidado a quente ou com maçarico a gás. As técnicas de instalação variam conforme o revestimento da manta, o qual pode ser geotêxtil, herbicida, de polietileno, areia, alumínio e outros.

Recortes e emendas são medidas contraindicadas para aplicação da manta asfáltica, pois podem comprometer a impermeabilização do material. A norma NBR 9952 da ABNT determina os requisitos mínimos para aceitação das mantas, bem como estabelece os métodos de ensaio para a verificação desses requisitos.