História da Engenharia – A Pré História

por:
24/05/2021 as 18:45
De olho na Engenharia
História da Engenharia – A Pré História

O início da Engenharia remota à Pré História. É possível traçar as origens do pensamento arquitetônico em períodos pré históricos, quando foram erguidas as primeiras construções humanas.

O homem pré histórico já possuía uma certa noção de moradia como sendo um local para abriga-lo das condições climáticas extremas como o frio e o sol, bem como protegê-lo de outros animais.

No período Paleolítico, também chamado de Idade da Pedra Lascada (se encerrou em 10000 a.C.), essas moradias eram basicamente cavernas ou vãos encontrados em rochas. Apesar dessa ideia inicial de moradia, o homem paleolítico era nômade, morava em locais onde podia caçar, pescar e colher frutas e raízes, ou seja, dependia da natureza para sobreviver. Quando esses alimentos acabavam ele mudava para outro local que tivesse condições de alimentá-lo.

Com o inicio do período Neolítico (9000 a 6000 a.C.), o homem desenvolveu a agricultura e a criação de animais e pôde se fixar em um lugar deixando de ser nômade.  Dessa maneira, o homem inicia o processo de abandono das cavernas e passa a construir suas próprias moradias. Essas moradias são conhecidas e denominadas Nuragues, que significam construções edificadas em pedra. Tinham formas de cone, como se fossem fendas, e não possuíam nenhum outro material que provocasse uma mistura ou até mesmo a união dessas “fendas”.

Outras construções desse período são Dolmens. Consistiam em formações arquitetônicas que eram formadas por duas ou mais grandes pedras fincadas verticalmente no chão, funcionando como se fossem paredes, e uma grande pedra colocada na horizontal sobre elas, funcionando como se fosse um teto. Uma das mais famosas construções desse tipo é a Stonehenge, uma estrutura composta por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas, localizada no Sul da Inglaterra. Existem várias teorias explicativas sobre a função dessa construção. Algumas revelam que os Dolmens eram apenas túmulos, pois em quase todas as construções que não sofreram nenhum tipo de violação, foram encontrados, através de escavações, esqueletos ou fragmentos de esqueletos, esses fragmentos formavam uma câmara dentro da qual existia o esqueleto. Outros creem que as construções eram como observatórios astronômicos e relógios solares. No entanto o mais interessante é notar que essa construção apresenta uma arquitetura bem definida.

Mesmo com poucas construções, não podemos deixar de citar esse período histórico pois é nele que surge a primeira ideia de construção civil.

Fontes: Pré- História da Arquitetura, Pré História, Stonehenge

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: