Estudante brasileira de 22 anos recebe reconhecimento da Nasa por descoberta de 25 novos asteroides

por:
01/02/2022 as 12:54
De olho na Engenharia
Estudante brasileira de 22 anos recebe reconhecimento da Nasa por descoberta de 25 novos asteroides

Estudante de Medicina na Universidade de São Paulo, Verena Paccola buscava uma distração dos estudos durante a pandemia para “não bitolar”. Com 22 anos de idade, ela não fazia ideia que a inscrição despretensiosa em um treinamento on-line da Nasa sobre Astronomia garantiria a ela um reconhecimento que muita gente que trabalha com Ciência sonha em receber: o atestado da Agência Espacial Americana de que descobriu, por meio de suas pesquisas científicas, 25 novos asteroides no espaço.

O feito veio com a ajuda do programa Caça Asteroides, que disponibiliza mundo afora o software Astrometrica, da Nasa, para ajudar jovens cientistas – ou simpatizantes, como Verena – a aprimorar suas pesquisas espaciais.

No Brasil, a iniciativa tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e também levou a pequena Nicole Oliveira, de 8 anos, a identificar 7 novos asteroides no espaço, além de ganhar o título de pessoa mais nova do mundo a integrar o programa da Nasa de descobertas astronômicas.

Agora Verena espera a oficialização de sua descoberta para nomear os 25 novos asteroides que descobriu – um deles, inclusive, classificado pela Agência Espacial como “merecedor de atenção especial”, por ter características que indicam que, no futuro, poderia colidir com nosso planeta. Para, pelo menos, uma das descobertas, a jovem já tem reservado um nome especial: o de sua avó, que segundo ela é uma das maiores fãs de seu trabalho.

E por falar em trabalho… A estudante de Medicina fazia planos de se especializar em Neurocirurgia, mas a experiência com o software da Nasa foi tão marcante para ela que já considera misturar as duas paixões, aprimorando-se, por exemplo, em Medicina Espacial. Voa, Verena!

Fonte: The Greenest Post

  • Isto é fantástico como o nosso Universo Viva!!!Parabéns Verena !!!Luiz Carlos Niemczewski,78 anos Porto Alegre-Rio Grande do Sul-Brasil

  • Essa é uma notícia que deveria estar na mídia toda, mas só falam de assassinatos e mortes….:

    • Poxa…que notícia incrível! Por que este tipo de notícia não explode na mídia???
      Parabéns Verena!
      Exemplo para muitas gerações.

  • Merecia uma divulgaçao maior na midia pra ela e pra todos que realizam essas pesquisas.Parabens sua avo recebera uma linda homenagem.