Entenda a importância da cura do concreto
O concreto é um dos materiais de construção mais utilizados no mundo. De forma geral, é composto de duas fases: pasta e agregados. Em sua forma endurecida, espera-se que o concreto apresente determinadas propriedades mecânicas que estão intimamente ligadas com o processo de produção da mistura, sendo importante observar o grau de hidratação do cimento.
Dos constituintes do concreto – cimento, água, agregados graúdos e miúdos –, a única reação quÃmica que ocorre é a do cimento com a água em um processo chamado de hidratação, sendo necessário o controle da dosagem desses elementos para que a reação ocorra de forma satisfatória.
A cura do concreto, por sua vez, se refere ao conjunto de medidas tomadas a fim de evitar a evaporação prematura da água necessária ao processo de hidratação do cimento. A cura é realizada por duas razões básicas: hidratar o quanto possÃvel o cimento e reduzir ao máximo a retração do concreto, aumentando sua durabilidade. A reação entre a água e o cimento forma os silicatos de cálcio hidratado, um dos responsáveis pelas propriedades fÃsicas e mecânicas do concreto endurecido, garantindo-se, assim, que o produto final mantenha sua resistência.
Caso o concreto não passe pela etapa de cura, várias consequências podem ser observadas, dentre elas a perda da resistência desejada e o surgimento de trincas através da retração hidráulica, processo de redução de volume do concreto ocasionado pela saÃda de água.
Tipos de procedimentos de cura
Há diferentes maneiras de realizar esse procedimento. O procedimento a ser utilizado em cada caso será arbitrado de acordo com o clima, o tipo de material utilizado na construção, o tamanho da obra, entre outros aspectos.
Cura hidráulica
A cura hidráulica consiste em manter a superfÃcie do concreto úmida por meio de aplicação de água. A cura úmida para concreto é mais importante à medida que a temperatura ambiente é maior, baixa umidade relativa do ar e mais incidência de vento sobre o concreto. Pode ser realizada através dos seguintes métodos: molhagem constante, aspersão, irrigação, alagamento, entre outros métodos.
Cura quÃmica
Este procedimento consiste na utilização de agentes quÃmicos com o propósito de formar um filme sobre a superfÃcie do concreto fresco, que funcionada como uma espécie de filtro para os raios solares. Esta ação impede a perda de água do concreto por evaporação, necessária ao processo de hidratação do cimento.
Cura térmica
Este processo é considerado o mais eficiente por utilizar câmaras aquecidas e otimizar o ganho de resistência do concreto. O principal objetivo da cura térmica é tornar mais rápido o processo de cura dos concretos e obter uma resistência mecânica mÃnima desejada, em um menor espaço de tempo.
O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:
Muito bom