Engenheiro civil x Técnico em edificações: qual é a diferença?

por:
17/12/2021 as 15:19
De olho na Engenharia
Engenheiro civil x Técnico em edificações: qual é a diferença?

É normal não saber distinguir o engenheiro civil do técnico em edificações. Até porque, tecnicamente falando, ambas possuem conhecimentos na área da construção civil. Mas, você saberia dizer qual é a diferença entre essas duas profissões? Veja algumas características de cada uma e tire suas dúvidas:

O que faz um engenheiro civil?

A engenharia civil é voltada para o desenvolvimento de projetos, além de gerenciar, executar e acompanhar todas as etapas de uma construção ou reforma. E o profissional que atua nessa área, o engenheiro civil, projeta, planeja e constrói casas, prédios, pontes e etc.

O curso dessa profissão dura cinco anos. O mercado de trabalho é muito amplo, assim como as áreas de atuação, que permitem aos profissionais se ajustarem onde encontram afinidade e realização.

O que faz um técnico em edificações?

Tanto o desenvolvimento quanto a execução de obras, de setor público ou privado, seja qual for o porte da construção, é realizado pelo técnico em edificações. Além de prestar assistência direta aos engenheiros responsáveis pelos projetos.

O mercado de trabalho é voltado para diversos setores, dentre eles pode-se trabalhar com vendas técnicas de projetos, por vezes em sintonia com imobiliárias. Muitos profissionais montam suas próprias empresas voltadas a trabalhos rápidos e precisos.

  • A engenharia civil e voltada para o desenvolvimento de projetos, alem de gerenciar, executar e acompanhar todas as etapas de uma construcao ou reforma. E o profissional que atua nessa area, o engenheiro civil, projeta, planeja e constroi casas, predios, pontes e etc. Tanto o desenvolvimento quanto a execucao de obras, de setor publico ou privado, seja qual for o porte da construcao, e realizado pelo tecnico em edificacoes. Alem de prestar assistencia direta aos engenheiros responsaveis pelos projetos.