A energia solar é a fonte de energia renovável mais importante na transição energética global

por:
03/06/2022 as 09:17
De olho na Engenharia
A energia solar é a fonte de energia renovável mais importante na transição energética global

Com quase 168 GW instalados em 2021, solar lidera a nova capacidade mundial de renováveis e reforça seu papel no combate às mudanças climáticas.

Segundo o relatório da Solar Power Europe, a energia solar instalou mais capacidade do que todas as outras fontes renováveis no mundo em 2021 e se destaca como a maior protagonista da transição energética global.

Dos 302 GW adicionados por fontes limpas no ano passado, mais da metade, ou 56%, foram de instalações de placas solares, totalizando 167,8 GW, o que representa um aumento da participação da energia solar em relação a 2020, quando respondeu por 47%.

De acordo com o estudo, a principal razão para esse sucesso está na queda dos preços da energia solar, que caíram 90% desde 2019 e já permitem gerar energia elétrica mais barata que por combustíveis fósseis, além de outras fontes renováveis, como a eólica.

Como no Brasil, onde os frequentes períodos de seca afetam a produção das hidrelétricas e puxam a inflação energética a cada ano, tornando a energia solar uma opção mais econômica para projetos do setor elétrico, e especialmente, para consumidores.

Com novos 5,7 GW instalados em 2021, o Brasil foi o 4º país que mais expandiu a sua capacidade de energia solar no ano passado, ficando na frente de importantes mercados globais, como Alemanha e Japão.

A maior parte dessa capacidade veio das instalações de painel fotovoltaico em casas e empresas, projetos que compõem o segmento de Geração Distribuída (GD) criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 2012.

Nos últimos anos, é cada vez maior o número de brasileiros que investem na tecnologia para economizar na conta de luz e ainda ficar livre dos seus aumentos, um sonho que também ficou mais fácil de se realizar com a ajuda de linhas de financiamento para energia solar.

Segundo a Solar Power Europe, a capacidade mundial de energia solar alcançou o seu primeiro terawatt em abril deste ano e deverá mais que dobrar até 2025, atingindo 2,3 TW.

Credits: The Greenest Post