É só dirigir para carregar! EUA inova e vai construir ruas que carregam veículos elétricos por indução

por:
19/07/2022 as 19:41
De olho na Engenharia
É só dirigir para carregar! EUA inova e vai construir ruas que carregam veículos elétricos por indução

O tempo de carregamento dos veículos elétricos ainda é o maior obstáculo da indústria  – e talvez o principal motivo pelo qual ainda não mudamos massivamente para esse tipo de transporte. Conhecida pelas suas corridas Indy 500, a cidade de Indianápolis, localizada no estado de Indiana, nos Estados Unidos, está estudando a possibilidade de implementar uma nova tecnologia alemã de ruas que carregam veículos elétricos por indução.

Funciona da seguinte maneira: bobinas de fios eletrificados são enterradas nas avenidas da cidade e criam um campo magnético ao longo da superfície de contato. É parecido com o funcionamento dos carregadores sem fio de smartphones que são facilmente encontrados no mercado hoje. Ou seja, a tecnologia já é uma realidade! Os carros elétricos precisarão se adaptar, equipando-se com uma bobina receptora para captar a carga à medida que avançam e, ao serem magnetizados, extraem eletricidade das próprias bobinas.

Segundo a Magment, empresa alemã contratada para realizar o serviço, as obras serão executadas em três fases diferentes.

Por conta dos preços altos do cobre, material necessário para a construção, a empresa trocou por ferrita reciclada. Assim se pretende alcançar eficiência de transmissão de até 95%, além de diminuir consideravelmente os custos de instalação de construção de estradas padrão. Se a economia de custo for comprovada por meio de testes de laboratório planejados, a produção em larga escala poderá começar em breve.

Esta será a primeira estrada de carregamento eletrificada nos EUA! Se bem sucedido, o modelo de Indiana será uma alternativa acessível para replicar mundo afora. No Reino Unido, já há testes nesse sentido, mas ainda não escalável por conta do alto custo.

Fonte: The Greenest Post