Diga adeus ao ventilador e ao ar-condicionado

por:
12/04/2021 as 09:35
De olho na Engenharia
Diga adeus ao ventilador e ao ar-condicionado

Consegue imaginar uma vida sem ventilador e sem ar-condicionado? Não depender mais dos equipamentos de refrigeração seria uma solução muito mais econômica, prática e sustentável. E talvez isso esteja mais próximo do que você possa imaginar.

Uma equipe de estudantes do IAAC – Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, na Espanha – está desenvolvendo uma cerâmica de hidrogênio que interage com a temperatura do meio ambiente. Ela tem a capacidade de resfriar o ambiente em dias de calor ou isolar o frio no inverno.

Composição da “hidrocerâmica” 

A “hidrocerâmica” é composta por várias bolhas de hidrogel, que podem absorver até 400 vezes sua massa em água. Ou seja, quando está muito calor, o líquido evapora e refresca o ambiente. Já quando chove e a temperatura fica mais amena, as bolhas são carregadas por água e impedem a entrada da friagem. Ainda não há previsão para o material chegar ao mercado, mas seria uma excelente alternativa.

  • Será uma revolução no mercado se realmente for aprovada

  • Só pra lembrar aos “engenheiros” que assinaram essa matéria: “Friagem” não “entra”… porque a “friagem” simplesmente NÂO EXISTE ! O que existe é o calor – o qual se pode fornecer a um corpo ou retirar deste corpo. O calor pode ser transmitido de várias formas ( indução, convecção, irradiação). Para ilustrar proponho voce se aproximar – de olhos fechados – de uma pedra de gelo: so vai saber se ela está fria ao tocá-la. Ja um bloco de ferro incandescente, voce percebe a temperatura à medida que vai se aproximando. Lembrem-se sempre disso: O “frio” é, simplesmente, a ausência de calor !

    • Calor é a quantidade de energia térmica em trânsito para dois ou mais matérias em diferentes temperaturas. Seu argumento ficaria mais preciso se substituir “calor” por “energia térmica”

    • “interage com a temperatura do meio ambiente”

  • Na india antiga existia uma tecnologia parecida. Calhas de água percorriam os palácios, acompanhadas de passagem de ar, criando um clima refrigerado nos ambientes.

  • Aparenta ser um excelente isolamento térmico, com capacidade de umedecer o ambiente, porém controle de temperatura é outra coisa.

  • Hidrogênio eh o bicho

  • Empolgadissima com sustentabilidade