Designer cria parede eólica sob medida para gerar energia limpa em casa

por:
07/11/2022 as 16:30
De olho na Engenharia
Designer cria parede eólica sob medida para gerar energia limpa em casa

A busca por fontes limpas e sustentáveis de energia se encontra com a arte e a decoração no trabalho do designer norte-americano Joe Doucet, através de sua incrível parede eólica. As lâminas rotativas que formam a parede atuam como dezenas de geradores em miniatura, a partir do fluxo do vento, que movimenta as turbinas para captar a energia mecânica – através de uma peça tão bonita que mais se parece uma obra de arte ou um elegante mobiliário decorativo.

A parede eólica de Joe Doucet combina geração de energia limpa com decoração moderna
A parede em lâminas pretas foi pensada para se adaptar às demandas estéticas do público

Cada segmento que forma a parede cinética intitulada Airiva possui uma turbina em forma de treliça com as lâminas rotatórias, como pequenos geradores que alimentam de forma conjunta uma bateria capaz de abastecer residências e mesmo estabelecimentos comerciais. A parede pode ser adaptada às necessidades de cada espaço, para substituir grades ou divisórias convencionais – e melhor: funcionando de forma silenciosa, sem consumir água ou emitir qualquer poluente.

A inovação de Doucet também apresenta outros modelos de lâmina com igual funcionalidade

“A parede eólica pode ampliar ou funcionar junto outras formas de geração de energia, como uma solução modular e escalável, criada especificamente para ambientes urbanos ou suburbanos”, diz o site da invenção. De acordo com a divulgação, uma única peça de 7,5 metros de comprimento com 2,5 metros de altura é capaz de gerar energia limpa para alimentar uma casa, sob consumo médio de 10.000 kW-hora por ano, otimizando espaço e trazendo decoração elegante e bonita para os espaços: a parede é projetada em mais de um desenho e cor para as pás.

Intitulada Airiva, a novidade foi pensada para uso em residências ou estabelecimentos comerciais

A energia gerada pela Airiva pode ser utilizada diretamente no próprio local, armazenada para consumos futuros ou até mesmo devolvida à rede. A invenção funciona como um ponto de partida com potencial revolucionário para o uso de energia eólica, uma das mais limpas e funcionais do mundo, em escala reduzida e doméstica, já que as torres e turbinas habitualmente utilizadas para gerar energia a partir dos ventos costumam exigir estruturas grandes e custosas, terrenos amplos e especiais ou funcionam de forma especialmente barulhenta.

Fonte: Hypeness / Fotos: Joe Doucet/divulgação