Conheça as telhas ecológicas feitas de caixas de leite

por:
12/04/2021 as 08:56
De olho na Engenharia
Conheça as telhas ecológicas feitas de caixas de leite

A caixa de leite por conta da complicada separação das camadas de plástico e alumínio, é um material de difícil reciclagem e isso resulta na grande quantidade desse material em aterros sanitários. A Tetra Pak, maior empresa de embalagens longa vida do mundo realiza iniciativas de coleta seletiva e reciclagem, e desenvolvem, desde 1999 um sistema de prensagem do material para a criação das telhas.

A tecnologia visa aproveitar os materiais presentes nas embalagens e aproveitar suas principais características, durabilidade e impermeabilidade. Além das telhas, essa prensagem dos materiais pode criar placas rígidas que podem ser usadas de muitas maneiras na construção como: revestimentos, tapumes, e outras estruturas leves.

Hoje em dia já existem mais de 15 empresas que desenvolvem essas telhas no Brasil, e oferecem ao mercado um produto 25% mais barato que os convencionais, com uma vantagem importante, a telha feita de embalagens de Tetra Pak diminuem a dispersão do calor para dentro do ambiente. Estudos realizados no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) afirmam que as telhas seguram 30% a mais de calor em relação às convencionais.

Além de mais baratas as telhas de Tetra Pak são mais duradouras que outras opções, como amianto e fibrocimento. Elas também são mais leves, não propagam fogo, são flexíveis, não propagam som, podem ser cortadas em todas as direções.

Hoje, 6 bilhões de embalagens são produzidas por ano no país e apenas 14% são recicladas. Além de todos esses benefícios há a questão ambiental, já que a natureza pode levar 180 anos para decompor o material.