Como evitar problemas no telhado

por:
13/04/2021 as 10:14
De olho na Engenharia
Como evitar problemas no telhado

Uma pequena falha no telhado pode gerar grandes prejuízos na edificação. Calhas ou condutores entupidos, envelhecimento das telhas, infiltrações ou vazamentos e danos causados por conta do vento são os problemas mais comuns.

Vento

Para evitar que a ação do vento carregue coberturas leves – como as plásticas ou de alumínio – é importante que todos os componentes do telhado sejam devidamente fixados e ancorados. Nesses casos, materiais maciços como barro, cerâmica e cimento – com cerca de 120 kgf – são os mais indicados para que esse tipo de problema não ocorra.

Transbordamentos e infiltrações

Transbordamentos ocorrem pelo dimensionamento incorreto da calha. Se ela for pequena para o tipo de cobertura do projeto, não dará vazão ao volume acumulado em chuvas.

Já as infiltrações ocorrem quando há qualquer tipo de espaço aberto na estrutura, mesmo que mínimo. Acontecem pelas frestas entre telhas, entre a telha e a cumeeira e entre telha e a calha. Outro motivo que causa o problema é a falta de inclinação do telhado, que pode favorecer o acúmulo de poças d’água em alguns pontos.

Envelhecimento das telhas

O plástico é o material mais afetado por esse problema. O envelhecimento de telhas é comum devido à falta de manutenção, que deve ser feita constantemente. Telhas de barro, de fibrocimento e de cimento são as mais duráveis.

Calhas ou condutores entupidos

Em alguns casos, é comum acumular resíduos nas calhas e condutores do telhado. Por isso, devem ser feitas limpezas periódicas.