Como escolher pisos de concreto intertravado

por:
13/04/2021 as 10:13
De olho na Engenharia
Como escolher pisos de concreto intertravado

Você certamente já andou sobre uma calçada feita com aqueles bloquinhos de concreto, em diferentes formatos e cores. Seja em uma praça, pátio ou área externa de condomínio, este tipo de pavimento – também conhecido como piso de concreto intertravado ou pavers – é uma boa alternativa. Primeiro pela estética, pois é fornecido em diversos modelos. Segundo pela funcionalidade, porque tem capacidade de escoar a água da chuva e evitar alagamentos. Soma-se a isso a fácil manutenção, já que o bloco pode ser retirado ou substituído por outro sem quebra-quebra para consertar tubulações enterradas.

Instalado diretamente sobre uma superfície compactada de areia (sem necessidade de rejunte), o piso de concreto intertravado é comercializado em diversas geometrias e cores. O segmentado (ou retangular) é assentado em fileiras ou de modo a formar o desenho de uma espinha de peixe, entrelaçando-se entre si nos quatro lados. O piso em L também é instalado em fileiras, porém entrelaça-se somente nos dois lados. Já as opções geométricas (trapézio, hexágono, triedo etc.) são colocadas sempre no mesmo padrão.

Como especificar

Cada modelo possui um tamanho e uma resistência específicos para resistir à circulação de pessoas e veículos prevista em projeto. O piso de concreto com blocos de 6 cm de espessura e 35 MPa de resistência é adequado para calçadas, praças e jardins. Já para instalações em ruas e avenidas de tráfego moderado, o ideal é utilizar os blocos de 8 cm de espessura com 35 MPa de resistência. Já os modelos de 8 cm a 10 cm de espessura e de 35 a 50 MPa são mais indicados para aplicações em áreas de maior atrito, como corredores de ônibus, postos de combustível em estradas, portos e pátios industriais.

Na hora de especificar, também é fundamental recorrer a fabricantes que forneçam o piso de concreto intertravado de acordo com as normas técnicas do mercado, entre elas a NBR 9.781:87 – Peças de concreto para pavimentação – Especificação.

Instalação

Para evitar eventuais deslocamentos das peças – já que elas não são rejuntadas com argamassa –, o projeto deve prever obrigatoriamente as contenções laterais, garantidas por meio de sarjetas, meios-fios, bocas de lobo, canaletas jardins etc.