Cientistas criam madeira artificial tão forte quanto a natural, mas resistente à água e ao fogo

por:
29/04/2021 as 17:26
De olho na Engenharia
Cientistas criam madeira artificial tão forte quanto a natural, mas resistente à água e ao fogo

Um novo estudo da Universidade de Ciência e Tecnologia da China criou uma substância leve e tão forte quanto a madeira, mas não possui vulnerabilidades ao fogo e à água, como exemplos.

Para criar a tal madeira sintética, os cientistas, liderados pelo químico de materiais Shu-Hong Yu, adicionaram uma pitada de quitosana, isto é, um polissacarídeo encontrado no exoesqueleto de crustáceos, derivado das cascas de camarão e caranguejo, a uma solução de resina sintética (polimérica).

Eles liofilizaram a solução, produzindo uma estrutura com minúsculos poros e canais suportados pela quitosana. Então, aqueceram a resina a temperaturas de até 200 graus Celsius para curá-la, forjando fortes ligações químicas.

O material resultante é tão resistente ao esmagamento quanto a madeira. A liofilização cria canais e poros ainda menores, o que fortalece ainda mais o material. Além disso, temperaturas de cura mais altas aumentam a adesão dentro da resina e a força do material. Por fim, os pesquisadores descobriram que adicionar fibras naturais ou artificiais à mistura também pode ajudar.

Vantagens

Ao contrário da madeira natural, o novo material não requer anos para crescer.

Além do mais, repele com grande facilidade a água – amostras embebidas em água e em um banho ácido forte por 30 dias mal enfraqueceram, enquanto amostras de madeira balsa testadas sob condições similares perderam dois terços de sua força e 40% de sua resistência à compressão.

O material artificial também era difícil de inflamar. Em testes, parou de queimar quando foi removido da chama.

A nova madeira poderá ser usada para criar embalagens resistentes ao desgaste. Sua porosidade produz uma capacidade de retenção de ar que poderia torná-la adequada como isolamento para edifícios. Alternativas mais ecológicas para a resina polimérica também podem aumentar o interesse pelo material.

Um artigo sobre o estudo foi divulgado na revista científica Science Advances.

  • Em quanto tempo se decompõe na natureza? Ou estão criando mais materiais sintéticos que vão poluir ainda mais o planeta.

  • E quanto ao custo?

  • Artificial, vírgula, feito da carapaça de caranguejo e camarão, ou seja, nada ecológico, agora vão explorar a fauna marinha em grande escala.

    • camarões e caranguejos são fácilmente criados em tanques.

    • Já fizemos semelhante aqui com óleos vegetais r cargas de resíduos orgânicos fibrosos com propriedades mecânicas semelhantes a madeira.
      Eu participei do desenvolvimento do projeto junto as melhores instituições do país, desenvolvi processo industrial semelhante com recursos proprios, e produto resultante totalmente ecológico, biodegradável, além da utilização de temperaturas menores (100 °C)
      O produto foi colocado a prova e atestado (também pago com recursos proprios), por laudos da ufiscar (lamen), e INPI,onde teve resultados de resistência a intempéries superiores a madeira.
      Porém, como em todo projeto deste tipo no país depende do poder público, perdi.tudo que tinha incluindo 6 anos dedicados, e talvez jamais consiga limpar o nome.
      Até os resíduos precisei de transportar e processar, construí planta industrial para atender termo de cooperação, mas quando chegou a hora da contrapartida, eu virei o resíduo.

      • Você não patenteou o produto e processo antes de divulga-lo? Não

      • Jordel, vc tem algum contato?

      • Não desista! Pesquisa como a sua sao procuradas no mundo todo, não tenho os teus conhecimentos, mas procuro alguém que desenvolva uma fibra têxtil derivada da casca de arroz, isso é possível?

      • Manda para o Bolsonaro, tenho certeza que ele vai dar atenção no seu projeto

      • Triste isso. Coisas assim podem nos adoecer se não resolvermos dentro de nós.

  • Que belíssimo material, mas qual o seu custo de fabricação?
    Quando estará disponível no mercado?

  • E com relação ao custo, comparado com a madeira.

  • 🤓🥳🌎👏👏GOSTEI DESSE CIENTISTAS SR.SHU -HONG YU👨‍⚕️🎩🎓✨🎈💡💡💡🧬⚗
    O QUE ME CHAMOU ATENÇÃO 🤔😉🤓FOI A PARTE DA EXPERIÊNCIA TER POROSIDADES VINDO DAS CASCAS DOS CRUSTÁCEOS 👁👁🤔🤔SE EU NÃO ESTIVER ENGANADA QUANDO EU ESTAVA LENDO VEIO EM MEUS PENSAMENTOS 🤗😉⚗🧬QUE POR TER POROS LEMBROU ALGO PARECIDO COM OSSOS HUMANOS 😉🥰💡ISSO PODERIA TER PESQUISAS NA HORA DE TENTAR DESENVOLVER OSSOS EM SUBSTITUIÇÃO ALIADAS JÁ AS TECNOLOGIAS DE IMPRESSÃO EM 3D PARA PESSOAS COM MAS FORMAÇÕES OSSOS SEJA POR ACIDENTES, DOENÇAS OU GUERRAS PARTINDO DAS NECESSIDADES DOS MAIS POBRES PELO MUNDO AFORA.

    • 👏

    • Próteses… bem lembrado! 🤔

  • 👏

  • Triste é essa propaganda anexa. O Brasil nunca será comunista!