‘Carro voador’ deve custar pouco mais do que um táxi, promete startup da Embraer

por:
16/01/2023 as 13:58
De olho na Engenharia
‘Carro voador’ deve custar pouco mais do que um táxi, promete startup da Embraer

Em entrevista ao G1, executivos da empresa revelaram alguns detalhes do projeto, que está em desenvolvimento pelo menos desde 2017.

Logo nesta semana, foi anunciado que o projeto receberá um subsídio de R$ 390 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Serviço de baixo-custo

A ideia é que, em 2035, cerca de 400 veículos deste tipo já estarão rodando nas cidades do mundo. A empresa já tinha uma parceria com a Uber para colocar estes veículos a favor da mobilidade urbana. E a ideia é fazer um serviço democratizado e inclusivo.

“A gente não tem buscado o serviço de luxo. Nosso foco é algo mais inclusivo”, disse o presidente-executivo da Eve, André Stein, em entrevista ao g1.

O projeto do eVTOL pretende que o preço de uma corrida seja no máximo 50% mais cara do que uma viagem de táxi.

O veículo da Embraer também utilizará um sistema de piloto automático, sem necessidade de motorista, e será alimentado por energia elétrica.

Além disso, a empresa tem noção de que não se trata de uma “solução mágica” para o trânsito, mas apenas é a adição de um modal para a mobilidade nas grandes cidades do nosso país.

“A gente não tem a pretensão de resolver o problema de trânsito na cidade. A ideia é justamente trazer mais uma opção para as pessoas, e não necessariamente algo para você usar todo dia para ir para o trabalho”, disse.

Fonte: Hypeness / Conceito do eVTOL da Embraer — Foto: Divulgação/Embraer