Anodização concede beleza estética e proteção a alumÃnios
A anodização é um processo quÃmico para aumento da resistência e durabilidade do alumÃnio. O material é envolvido em banhos à base de ácidos e em corrente elétrica para receber uma proteção transparente e integrada à composição desses materiais, que por sua vez, garantem inúmeros benefÃcios como o isolamento elétrico, anticorrosão, resistência a atritos acidentais e muitas opções de cores e efeitos.
A prática, que surgiu com o propósito de substituir a pintura convencional, não é uma tecnologia recente. Desde os anos sessenta, alumÃnios passam pelo processo para ganho de cores e efeitos, que variam desde imitações de aço inox até texturas de madeira. No entanto, só nas últimas décadas o tratamento tornou-se indispensável – sem o processo, com o passar do tempo, os alumÃnios ficam com aspecto manchado e escuro. Isso se deve, também, à s outras vantagens, como envelhecimento somente após 15 anos; cinco a mais do que os alumÃnios com tintura tradicional.
Apesar dessas vantagens, a anodização é um processo que ainda não conta com uma certificação especÃfica, com a maior parte das empresas produtoras seguindo apenas as normas de fabricação determinadas para o setor de alumÃnio em geral. Entretanto, esse cenário deve mudar em breve. Muitos profissionais da área têm se mobilizado junto aos órgãos de regulação com o propósito da criação de normas mais especÃficas que assegurem uma produção com alta qualidade e certificação para aplicações duráveis e esteticamente diferenciadas.