A Engenharia nos Ensina

por:
18/05/2021 as 20:43
De olho na Engenharia
A Engenharia nos Ensina

Lembro-me bem de uma fala do meu professor de matemática, ainda no ensino médio, quando questionado por um colega de classe quanto da utilidade em aprender tantas fórmulas e cálculos se a maioria das pessoas nunca iriam utilizar estas contas na vida. O professor neste momento, com seu semblante sereno disse: “pode ser que você nunca precise utilizar destas formulas ou fazer estas contas na sua vida, mas o raciocínio que hoje você desenvolve para fazê-las, garanto-lhe que será muito útil e necessário”.

Os anos se passaram e hoje como profissional Tecnólogo em Saneamento Ambiental por formação e graduando em Engenharia Civil pelo INESP FUNEDI/UEMG posso afirmar com minhas próprias palavras que não será apenas para desenvolver o raciocínio que os cálculos e o conhecimento adquirido na sala de aula estarão presentes na minha vida, mas, literalmente fará parte dela de forma ativa e com a responsabilidade da vida de tantos outros.

Na formação acadêmica de qualquer profissional é muito importante que o mesmo seja provido de aguçado interesse e curiosidade sobre aquilo que faz ou que escolheu por profissão, bem como aperfeiçoar constantemente suas habilidades e desenvolver seus conhecimentos.

Desta forma, a ideia de criar um blog para falar sobre o que a Engenharia nos ensina, tem o objetivo de aplicar e exercitar o conhecimento que vem sido adquirido ao longo do curso de Engenharia Civil nas suas diversas áreas de estudo e demonstrar por meio de palavras simples a importância da Engenharia no quotidiano de nossas vidas.

A ousada proposta é discorrer de maneira prática e aplicada sobre diversos assuntos inerentes a esta fascinante área, apresentando e discutindo ideias, conceitos, dicas, curiosidades, estudos de caso e mais do que isso, aplicando o conhecimento e propagando-o.

Em outro aspecto é fundamental a qualquer profissional saber comunicar-se através das palavras

Interaja, dê sua opinião, faça seu comentário, crítica, sugestão, enfim, sua participação neste blog será muito importante para nosso aprendizado.

Mas, para concluir, quero questionar-lhe: O que tua profissão, ou teus estudos nos ensina? Seja ousado em sua resposta.

Abraço,

João A. L. Júnior